Índice Potencial de Demanda de Autopeças e Serviços Por Município

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O geomarketing automotivo desenvolvido e oferecido pela GeoAfter® possui diferenciais notadamente relevantes em comparação com outras alternativas de mercado.

Sua composição de cálculo através de algoritmo considera 12 fatores de influência impactantes na decisão de consumo de autopeças, que não só frota circulante local e consumo de combustível.

São 5.567 municípios brasileiros disponibilizados com informações socioeconômicas e referentes ao setor da reparação automotiva.

O índice de demanda é demonstrado por segmento da frota: linha geral, linha leve, linha comercial diesel e até linha duas rodas.

A consulta pode ser efetivada por município, por microrregião, por mesorregião, etc.

METODOLOGIA

O cálculo do algoritmo considera duas bases: o primeiro índice principal, com ponderação de pesos estudados sob critérios técnicos aplicados por institutos especializados em estudos de geomarketing, considerando os seguintes fatores:

  1. Frota circulante no município;
  2. Consumo de combustível no município;
  3. Média dos últimos 5 anos de PIB no município; e
  4. Gastos com veículos por classe social no município.

Entendendo ainda que estes fatores sejam relevantes e principais, mas não decisivos, a equipe técnica de desenvolvedores do GeoAfter® adota o critério de considerar fatores complementares para estimar a tendência da demanda, para os meses futuros, uma vez que as influências (econômicas, sociais e até naturais do ambiente) geram alteração nos índices de demanda.

Para agregar o cálculo da tendência e tornar o índice do GeoAfter® mais racional que outras alternativas não completas, consideramos:

  1. Principais atividades econômicas de cada município;
  2. Grau de influência do município nas micros e mesos regiões;
  3. Capacidade de atendimento de serviços automotivos do município;
  4. Número de pontos de vendas de produtos automotivos;
  5. Avaliações e condições das estradas de rodagem nas micros e mesos regiões;
  6. Defesa civil (caso o município passe por questões acidentes ambientais);
  7. Condições e intensidade de trânsito nos municípios;
  8. IDH Municipal.

Cada elemento tem um peso que contribui para formação do índice que atua para gerar a tendência, sofrendo constantes alterações, na medida que são atualizados no banco de dados do sistema.

COMO ESTAS INFORMAÇÕES PODEM SER ÚTEIS PARA SUA EMPRESA

  1. Desenvolver estudos mercadométricos, isto é, com auxílio de estatísticas e números objetivos melhor avaliar os resultados do mercado;
  2. Criar referenciais valorizados para medir o desempenho da força de vendas;
  3. Ferramenta essencial para auxiliar no plano com metas mais equilibradas para vendedores e representantes comerciais;
  4. Dimensionar o tamanho da força de vendas;
  5. Construir KPI’s (Key Performance Indicators) customizados e adaptados para seus negócios;
  6. Estudar, planejar e organizar atividades regionais promocionais e técnicas;
  7. Medir intensidade de cobertura de atuação em áreas com alto potencial de demanda;